Qual o melhor formato de arquivo para ler no Kindle?

Post muito interessante que encontrei no blog “Vida Sem Papel”, que reproduzo aqui com os devidos créditos – você pode ler o original aqui: http://www.vidasempapel.com.br/

Qual é o melhor formato de arquivo para ler no Kindle?

Se você é usuário do Kindle, já deve saber que além dos ebooks comprados no site da Amazon, você pode também ler seus arquivos pessoais neste e-reader. Um pergunta que leitores costumam fazer é qual formato de arquivo é o melhor para ler no Kindle. É sobre isso que vou falar neste artigo.

O que faz um formato de arquivo ser melhor do que o outro

Para você, o que é um ebook? Um livro em formato digital, é isso? Sim, é isso mesmo. Só que quando falamos em formatos de arquivo de ebooks, essa definição passa a englobar muita coisa.

Por exemplo, ao pé da letra, um simples arquivo texto (formato TXT) pode ser considerado um ebook. No entanto, se você colocá-lo para ler no seu e-reader, ou mesmo no computador, você vai perceber diferenças consideráveis ao compará-lo com outros formatos, como o PDF.

No arquivo texto, você não tem links, por isso você não encontrará um índice ou sumário que te leve diretamente a capítulos específicos, ou mesmo títulos ou formatações básicas, como negrito.

No caso do arquivo PDF, já é o outro extremo. Ele está formatado e “engessado” ao nível da página, ou seja, cada página é uma imagem do que seria no papel. Se você quiser lê-lo no seu computador, ótimo. Ele deixa o ebook muito bonito visualmente. Se quiser lê-lo em outro lugar, como no e-reader ou no smartphone, que possuem telas menores, isso pode ser um problema, já que o formato PDF não permite mudar o tipo ou tamanho da fonte, ou mesmo rearranjar as páginas para leitura. Uma página é aquilo e acabou, não tem como mudar.

A exceção aqui vale para alguns leitores em smartphones que permitem captar o texto de um arquivo PDF e mostrá-lo fora da formatação original, permitindo assim maior flexibilidade na divisão de páginas. Mas isso é uma funcionalidade de aplicativos específicos devido à rigidez da formatação nativa do formato PDF.

O que eu costumo chamar de formatos tradicionais de ebooks, como o conhecido EPUB e o MOBI, são formatos que procuram ficar entre os dois extremos que eu citei:

  • Eles trabalham com o texto sem engessá-lo com formatações como o formato PDF. O texto flui livremente, permitindo uma melhor experiência de leitura.
  • Eles aceitam links que permitem o uso de índices, sumários, notas de rodapé, etc, de forma que o leitor ao clicar num link seja levado a outro ponto do texto de forma rápida.
  • Eles não engessam o formato das páginas, que podem ser montadas dinamicamente. Ou seja, num smartphone, com tela menor, cada página contém menos palavras do que um tablet que possui tela maior. Isso é feito pelo aplicativo ou pelo e-reader onde você lê o ebook, e não no arquivo como é o caso do PDF.
  • Estes formatos estão evoluindo e tornando-se mais poderosos do que os formatos tradicionais. Por exemplo, o formato EPUB3 (uma nova versão do EPUB) suporta até multimídia, como áudio e vídeo embutidos no ebook.

Formatos de arquivo que são suportados no Kindle

Segundo o site da Amazon, os formatos de arquivo suportados no Kindle são:

  • Documentos: Kindle (.AZW, .AZW1, .AZW3). Text (.TXT), Mobipocket sem DRM (.MOBI, .PRC)
  • Audiobooks: Audible (.AA, .AAX)
  • Música: MP3 (.MP3)

Desta lista, somente o primeiro item se refere a ebooks. A partir da segunda geração do Kindle, ele também passou a suportar nativamente o formato PDF.

Estes são os formatos suportados nativamente, que não exigem conversão. Você pode copiar um arquivo num destes formatos diretamente para o seu Kindle usando o cabo USB, sem precisar convertê-lo.

Se você usar o recurso de Documentos Pessoais, onde você envia arquivos para a Amazon por email ou através do aplicativo Send to Kindle, você poderá utilizar mais formatos, pois a Amazon se encarregará de fazer a conversão destes formatos para você. Neste caso, os formatos suportados são:

  • Microsoft Word (.DOC, .DOCX)
  • HTML (.HTML, .HTM)
  • RTF (.RTF)
  • JPEG (.JPEG, .JPG)
  • Kindle (.MOBI, .AZW)
  • GIF (.GIF)
  • PNG (.PNG)
  • BMP (.BMP)
  • PDF (.PDF)

Note que os formatos MOBI e AZW que aparecem nesta lista não requerem conversão, pois são suportados nativamente no Kindle.

Vale lembrar também que se o arquivo possuir DRM (com exceção dos ebooks comprados pelo próprio usuário na Amazon), ele não poderá ser lido no Kindle. É o caso de ebooks comprados em outras lojas que usam proteção nos arquivos.

Se você puder escolher, qual é o melhor formato de arquivo para ler no Kindle?

Como eu expliquei anteriormente, quando se trata de ebooks, os melhores formatos são o EPUB e MOBI. Curiosamente, a Amazon não incluiu o suporte ao popular formato EPUB no Kindle, em nenhum dos modelos ou no aplicativo. Portanto, o melhor formato para ler no Kindle que você tem ao seu alcance, dentre os que ele suporta, é o MOBI.

Vale mencionar que o Kindle suporta um formato nativo chamado AZW, que é o formato usado pelos ebooks comprados na Amazon. Ele é também um excelente formato para o Kindle, mas eu não conheço nenhuma ferramenta gratuita que gere arquivos neste formato. Então, na prática, o MOBI é o melhor formato que temos ao nosso alcance gratuitamente.

Como converter formatos para ler no Kindle

Se você tiver arquivos EPUB que você quer ler no Kindle, basta convertê-los para o formato MOBI usando o Calibre. Para isso, siga as instruções do tutorial Como converter ebooks para o Kindle e outros formatos. No caso da conversão do EPUB para o MOBI, geralmente o resultado é muito bom, pois são formatos bem próximos (a menos que o ebook contenha recursos de multimídia).

Você pode usar o Calibre (seguindo as instruções do tutorial que mencionei acima) para converter vários outros formatos para MOBI. Note que, dependendo do formato de origem, esta conversão pode apresentar alguns problemas.

Isso costuma acontecer na conversão de arquivos PDF (independentemente da ferramenta usada). Como eu expliquei, o PDF é um formato engessado. Ele determina como será o visual da página, incluindo cabeçalho, numeração da pagina, rodapé, e por fim o conteúdo, com quebras de linhas e parágrafos.

O maior problema é que nós humanos conseguimos com facilidade distinguir todos estes elementos da página, mas os softwares não tem esta facilidade. Eles tem dificuldade em saber o que é o título, quando começa o corpo do texto, quando um parágrafo termina e começa outro, e coisas assim, que nós distinguimos no visual.

Isso acarreta problemas na conversão, onde a quebra de parágrafos fica bagunçada, trechos do cabeçalho e rodapé aparecem no meio do corpo do texto, e por aí vai. A boa notícia é que o Calibre é um excelente conversor, e te permite ajustar inúmeros detalhes da conversão para obter melhores resultados com arquivos PDF. O problema é que este ajuste acaba sendo na tentativa e erro, já que os valores ideais mudam de arquivo para arquivo.

Os problemas diminuem bastante quando a conversão é de outros formatos como HTML, RTF, DOC/DOCX, e costumam produzir resultados muito melhores. É importante ressaltar que o Calibre não suporta o formato DOC/DOCX, por isso não é possível usá-lo para converter este formato. Se você tiver arquivos neste formato e quiser lê-los no Kindle, envie seus arquivos para o Kindle por email, e a Amazon fará a conversão. Se quiser usar o Calibre, para guardar uma cópia do arquivo convertido na sua biblioteca, você precisará gerar no próprio Microsoft Word um arquivo no formato HTML ou RTF, e usar este novo arquivo para conversão no Calibre.

Quanto ao formato PDF, como o Kindle o suporta nativamente, dê preferência a lê-lo sem convertê-lo. Faça a conversão apenas se você não conseguir um bom resultado na leitura do mesmo nativamente. E se precisar fazer a conversão, consulte esta série de artigos que eu escrevi sugerindo aplicativos para fazer esta conversão.

Anúncios

Sobre Douglas H. Montenegro

Curitiba, Paraná, Brasil.
Esse post foi publicado em Técnicas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s